domingo, 13 de março de 2011

Nossa história...

Queridos irmãos e amigos.
Que a paz do Senhor Jesus seja sobre vossas vidas!

Estou muito agradecida pelo apoio e confiança em vê-los seguindo este Blog.
Há mais de um ano eu abri este Blog, mas não tive coragem de iniciar as postagens, Eu não tinha certeza se conseguiria usá-lo adequadamente (e... ainda estou aprendendo), também porque eu não sou escritora... mas prometo que vou tentar colocar aqui principalmente fatos que se relacionam com o nosso trabalho na Guiné como; testemunhos que vivenciamos durante estes anos todos e notícias da Igreja. Para tanto, vou ter que enfrentar duas dificuldades constantes na Guiné: a falta de energia elétrica e o instável funcionamento da Internet, mas sei que por vocês que estão ai do outro lado esperando notícias, eu irei superar essas dificuldades e farei o possível para não decepcioná-los.
Como estamos há 18 anos na Guiné-Bissau, já absorvemos muita coisa da cultura guineense, e uma delas é que em uma reunião onde várias pessoas participam, antes de qualquer assunto, todos se apresentam dizendo o nome e alguma coisa da sua vida, eu não poderia deixar de aplicar essa parte da cultura que tanto gosto, para tanto, preparei um relato (desculpem-me, é um tanto extenso, como na cultura guineense) para que vocês possam nos conhecer melhor e também o início do nosso ministerio na Guiné. Também quero esclarecer que o Blog. esta no meu nome http://rachelguine.blogspot.com/, mas vocês terão postagens minhas e do meu esposo Pr. Pedro de Souza.
Inaugurei este Blog dia 21 de fevereiro de 2011 com a postagem: “Homenagem à Criança Africana”, o tesouro mais precioso que encontramos na Guiné, motivo pelo qual estamos aqui há 18 anos!!!
Espero que possamos andar juntos durante muito tempo.

Apresentação:
Pr. Pedro de Souza e Rachel Peres de Souza
Membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Jundiaí – SP Brasil
Pr. Presidente: Esequias Soares da Silva


Nossa História na Guiné-Bissau (uma parte dela).
Nossa chamada deu-se 14 anos antes de sermos enviados, não sabíamos para onde o Senhor nos mandaria, enquanto isso trabalhávamos em diversas áreas na igreja. No dia 25/06/1992, o Pr. Esequias Soares da Silva (na época vice-presidente da Igreja Assembléia de Deus de Jundiaí) nos convidou para irmos à São Paulo para nos apresentar ao Pr. Norman Donald Anderson, então diretor da Missão Assembléia de Deus dos Estados Unidos em Guiné-Bissau, que na época estava no Brasil a trabalho e queria levar 2 casais para Guiné-Bissau para iniciar um trabalho entre as crianças já que a população do país é 50% abaixo de 15 anos. Na época eu estava fazendo um Curso para Professor Evangelista de Crianças na APEC – São Paulo, o Pr. Norman disse que precisava conversar com os demais pastores sobre nós e no dia 07/10/1992, ele ligou ao Pr. Esequias confirmando a nossa ida para o trabalho com as crianças da Guiné. Saímos do Brasil dia 31/01/1993 e chegamos na Guiné dia 08/02/1993.
Fomos morar em Bissau, capital do país, onde estamos ate hoje (02/03/2011). Já havia 2 pontos de pregação, um no bairro do Quilelé e outro no bairro de Santa Luzia, hoje, Lala-Quema, e uma tenda armada no bairro do Cuntum, nessa tenda aos domingos, se reuniam cerca de 42 irmãos que foram batizados pelo Pr. Otavio Marques, missionário que nos antecedeu e que na época era ligado a Missão americana. No domingo seguinte à nossa chegada já estávamos ensinando na Escola Bíblica Dominical, eu era interpretada pela irmã Jacinta e meu esposo o Pr. Pedro, pelo irmão José Lopes, no mês seguinte iniciamos a construção da primeira Igreja, no bairro do Cuntum, No mês de junho mais precisamente no dia 30/06/1993 começamos um Curso de treinamento para professores de crianças, foram treinados 5 irmãos: Jose Bidam, Rosa Bidam, Raimundo Djoco, Mariama Mané e Carlos Taiana.
Em outubro do mesmo ano foram iniciadas as aulas Bíblicas nas Escolas Particulares, escolas essas que funcionavam debaixo das árvores (pés de manga e caju), uma média de 5.000 crianças ouviam a mensagem de salvação uma vez por semana. No ano seguinte, 1994, treinamos 50 prof., sendo que de outras igrejas evangélicas de Bissau vinham os jovens para serem treinados, No ano de 1995 17 prof., em 1996 12 prof., em 1999 82 prof., neste ultimo curso já tínhamos 6 prof. nacionais que lecionavam e no ano 2002 o curso ficou de inteira responsabilidade desses irmãos. Hoje, ano 2011 temos o total de 494 professores formados de diversas igrejas da Guiné. Enquanto eu ficava responsável pela área infantil, meu esposo Pr. Pedro cuidava da Igreja, formando obreiros e construindo os templos, tendo total apoio da nossa Igreja em Jundiaí – SP Brasil e da Missão Assembléia de Deus dos Estados Unidos, juntamente com outros missionários que foram chegando e dando sua contribuição na edificação da Igreja.
Na época tínhamos como diretor da Missão americana o Pr. Randall Walker que no ano de 1994 foi substituido pelo Pr.Troy Trout e sua esposa Teresa Trout.
Hoje somos 4 casais de missionários que atuam na Igreja Evangélica Assembléia de Deus: Pr. Pedro e Rachel Peres de Souza e Pr. Lázaro e Dionisia Alves dos Santos de Jundiaí- SP, Pr. Silvio e Maria Ramos Tomas de Ipatinga – MG e Miss. Osias e Diana Oliveira dos Santos de Belo Horizonte – MG.
Atualmente a Igreja Assembléia de Deus conta com 6 templos em Bissau, 5 no interior na região de Gã-Mamudo (80 km da capital), e 5 igrejas iniciadas sem templo ainda, todas são lideradas por pastores nacionais. Um total de 1 .665 crentes batizados e muitos congregados.
Em torno de 1. 500 crianças freqüentam a Escola Bíblica Dominical.

Meu nome é Rachel... (como boa aprendiz da cultura guineense)

Juntos pela salvação da Guiné


 Rachel Peres de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário